Terapia ABA

Envie Sua Mensagem

Estamos prontos para ouvir você. Envie sua mensagem e retornaremos o mais rápido possível.

Análise Comportamental Aplicada

A Análise Comportamental Aplicada ou Applied Behavior Analysis (ABA), também popularmente conhecida como Terapia ABA, utiliza os conceitos e princípios de aprendizagem em contextos sociais e ambiente natural, para compreender comportamentos apresentados por diversos indivíduos, em diversos contextos.

O ABA (Applied Behavior Analysis) deriva da Análise do Comportamento é a ciência que estuda os princípios para aprendizagem de comportamentos diante da relação de uma pessoa com o ambiente, ou na relação com outros indivíduos. Observar a interação do ser humano com o meio em que vive, identificar as contingências que desencadeiam determinadas respostas e as consequências que as mantém é a estratégia principal de trabalho dessa área da ciência.

Análise Aplicada do Comportamento ganhou forças no tratamento do autismo na década de 70, nos EUA, após a publicação de diversos estudos apresentando eficácia no ensino de habilidades funcionais para essa população.

A Social Mentes utiliza protocolos de avaliação comportamental que nos permitem criar programas de ensino das habilidades descritas a seguir. Esses programas podem ser desenvolvidos diretamente com a criança ou a partir de orientações para pais e escola:

A intervenção tem como objetivo reduzir os sintoma

Nosso objetivo é de ensinar habilidades funcionais as crianças e instrumentalizar famílias, escolas e a sociedade, através das estratégias utilizadas pela análise do comportamento, para capacitar famílias, para lidar com crianças com desenvolvimento atípico.

Bastante comum também encontrar em português como Análise Aplicada do Comportamento que também remete ao ABA, sendo somente uma outra maneira de traduzir a ABA (Applied Behavior Analysis) ou simplesmente Terapia ABA

Nesse artigo temos um pouco mais sobre ABA – https://socialmentes.net/aba-analise-comportamento-aplicada/

s do quadro de autismo e acelerar a aprendizagem de diversas habilidades dos diferentes domínios cognitivos. A intervenção intensiva (20 horas/semana ou mais) e baseada em atendimentos com a criança, orientações aos pais e suporte da equipe multidisciplinar que acompanha a criança.

A partir de uma rotina de atividades e plano de ensino com metas pré-determinadas, desenvolvemos habilidades de comunicação verbal e não verbal, relacionamento interpessoal, imitação de gestos, expressões faciais e uso funcional de objetos, entre outras.

Observar e registrar as respostas seguindo o plano de ensino e acompanhar os progressos diários é função da equipe atende cada criança. As metas são modificadas progressivamente conforme são alcançadas. Estratégias baseada na análise do comportamento naturalística e motivação da criança permitem o engajamento e aprendizagem das diversas habilidades.

Compartilhar o plano de ensino com a família e orientar todos os profissionais engajados no desenvolvimento da criança também é essencial para um trabalho efetivo.